Thursday, February 01, 2007



Assistí finalmente ao "O perfume - a história de um assassino". Muito embora este não seja o título do livro...Mas tudo bem...fico pensando no que alguém que nunca leu o livro pensa de um filme chamdo "O perfume". É sempre bom deixar claro.
Bom, a sessão foi às 21:20 láááá no Iguatemi. Lo-ta-da. E claro, como não pode deixar de ser, lotado de idiotas que teimam em conversar durante o filme, acho que se algum dia eu matar alguém, vai ser alguém que está batendo papo durante um filme.(Sem contar com a volta...não tinha ônibus, fomos parar no terminal de Papicu pra pegar um ônibus às 1:20 da matina...ô vida:P)
O filme é fantástico. Algumas partes fidelíssimo ao livro, outra, nem tanto. Mas são linguagens diferentes. Não gostei da tintura do cabelo das ruivas, acho que teria ficado até mais bonito se fosse uma ruiva de verdade, ou um ruivo menos artificial. Coisas do cinema que nunca se explicam.
De certa forma, o filme me é um alívio. Assim,mais pessoas vão conhecer a história e eu não vou me sentir tão excêntrica em ter lido um livro que ninguém leu. E este livro significou muito pra mim. Fui proibida de lê-lo quando crianças pela minha mãe, assim que entrei na faculdade lá está ele , num sebo, por cinco reais! De fato, um divisor de águas. Não que o livro seja tão fantástico quanto, por exemplo, "A insustentável leveza do ser", mas me marcou pelo fato de eu ter absoluta certeza de que eu não tenho cheiro próprio. Todo mundo que eu conheço cheira ou fede a alguma coisa. Eu cheiro a perfume, shampoo, a incenso. Mas meu cheiro particular, eu nunca senti. Segundo o Felipe eu cheiro sim, cheiro a "jamie morninha". Não é lá a descrição de um cheiro muito compreensiva, mas...Assim, eu vivo meio como o Grenouille...tentando captar cheiros do mundo na esprança de nunca esquecê-los. Minha vida é marcada por cheiros, cheiros marcam épocas, sempre que minha vida muda, eu mudo de perfume, de shampoo, de condicionador, de desodorante. Só depois que eu mudo os cheiros, a vida muda por completo. E quando eu quiser lembrar do passado, é só sentir o cheiro da época.
Não, mas não ando ensebando ninguem em banha pra lhes tirar a essência. Ainda...:P

2 comments:

Kálylla Ribeiro said...

Que legal.
Tô louca pra assistir também.
Não sabia que tinha um livro, agora vou ler antes de assistir.
Também dou muito valor àos cheiros, principalmente os agradáveis ao olfato.
Beijos

DiggerJane said...

bloguiiiiiiiiiiiii!!!!


...quero ver se eu me livro da minha preguiça de escrever...

bejim!

(e eu tbm comecei a ler o livro, mas tive que devolver pro dono, e foi ANTES do filme!)